Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
GRAFITE DE RUA
A história das artes visuais confunde-se com a história da humanidade; faz parte do ser e do sentir-se humano: não há povo, cultura, época ou país que não as tenha produzido ou entrado em contato com elas. Signos visuais têm presença cada vez mais maciça na contemporaneidade. Imagens da ficção e da realidade, do virtual e do concreto invadem o nosso cotidiano. Entre os referenciais de crianças, jovens e adultos contemporâneos estão a televisão, a propaganda, a multimídia, os videogames, a internet. Todos eles pautados pela presença maciça de imagens, que interferem na maneira de cada um ver a si e ao outro, à vida. Cada vez mais sabemos e falamos sobre coisas, pessoas e lugares que conhecemos apenas por meio de imagens! A criação e a circulação destas produções constroem significados coletivos que podem também se transformar em instrumentos de dominação e poder. (Cf. GUERRA, 2005).
 
E A ESCOLA? QUAL SEU PAPEL FRENTE A ESSE “MAR” DE VISUALIDADES? QUAL O PAPEL DO PROFESSOR EM ARTES VISUAIS?

Se arte é entendida como linguagem, o que se pretende nas aulas de artes visuais é possibilitar aos alunos que eles sejam leitores dessas manifestações e também desenvolvam seus próprios percursos de criação. Familiarizar as crianças com as diferentes modalidades das Artes Visuais, seus conceitos específicos, procedimentos técnicos e expressivos, transformações históricas e valores associados à arte. Encorajar os alunos para, além de ler as produções dos seus colegas e de diferentes artistas, a construir e expressar sua arte de maneira singular exercendo sua sensibilidade, emoção e pensamento ao se relacionar com a arte e as próprias motivações criativas.
Utilizando sempre o Currículo, os alunos do 9º ano V, do professor José Venâncio, da PEI ANCHIETA de Pederneiras, trabalharam de forma prática, incluindo os princípios conceituais que caracterizam trabalhos artísticos baseados em ideias abstratas, narrativas complexas que se sobressaem pela subjetividade, pela reflexão e pelo aprofundamento da compreensão relacionada ao coletivo.
Habilidade: (EF09AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

A PEI ANCHIETA busca sempre, durante todo o processo, manter o equilíbrio e a articulação entre momentos de produção, apreciação e contextualização nas situações de aprendizagens propostas no dia da escola.
Imagem 1  Imagem 2  Imagem 3  Imagem 4  Imagem 5  


     
Compartilhar: