Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
Imagem 1Adquirindo todo o acervo do Ginásio Dom Luiz, a Sociedade Amigos da Cidade iniciou as atividades do Ginásio Anchieta em março de 1942, em conjunto com a Academia de Comércio. Os primeiros professores foram Antônio Serralvo Sobrinho, Antônio Larizati, Theodulo de Oliveira Lara, Jean Toussaint, Maria Nagiba Risek Maluf, Fádua Razuk, Luzia Dias de Marco e Santo Nercílio S. Dória. Em 1943, sob ameaça de fechamento, assumem a direção o professor Antônio Larizati e Francisco Ruiz Fernandes, que mesmo em dificuldades financeiras, mantiveram o Ginásio em funcionamento. Em 1944 forma-se a primeira turma de ginasianos do Anchieta. A Sociedade Amigos da Cidade lutava com dificuldades, até que em 1950 seguiu para São Paulo uma comissão a fim de solicitar a instalação do Ginásio Estadual, contando com o apoio do prefeito Dr. Antônio De Conti. Em ato do Governador Ademar de Barros, o Ginásio Estadual de Pederneiras foi instalado em 22 de agosto de 1950, sendo sua diretora professora Anna Fernandes Ruiz. Em 1952 voltou a denominar-se Ginásio Anchieta. Em dezembro de 1958, o prédio da escola é destruído por um incêndio. O prefeito Michel Neme consegue junto ao governador Jânio Quadros a construção de um novo prédio. Com terreno doado pela Cia. Mercantil e Comissária de São Paulo de Francisco Ruiz & Irmãos, na Vila Ruiz, e sendo projeto do engenheiro Wilfred Neme e do construtor Jacinto Ghiraldeli, foi construído em tempo recorde o novo prédio do Ginásio, inaugurado em 24 de dezembro de 1959. Em 1963 tem início o curso Normal (magistério), passando a denominar-se Colégio e Escola Normal Estadual Anchieta. Em 1965 assumiu a direção o Prof. Wilson Ruiz Fernandes, que por sua iniciativa e orientação criou a FECIPE - Feira de Ciências de Pederneiras, valorizando e divulgando o trabalho de professores e alunos. O nome atual é Escola Estadual Anchieta.
Hoje, a escola Anchieta está sob a direção de Marli Antônia Boaretto e Giuliana Pompei Camargo (COE), conta com aproximadamente 300 alunos no Ensino Integral (manhã e tarde) e aproximadamente 180 no período noturno. Trabalhando sempre a formação integral dos alunos com responsabilidade e dinamismo no desenvolvimento do Protagonismo, da Formação Continuada, da Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade, sempre  articuladas ao modelo de gestão. A comunidade Anchieta agradece a todos que participaram desta grande história que foi e continua sendo construída por pessoas íntegras e com visão de futuro.
Construímos educação em qualquer momento da vida:
“As cores da vida, são as que pintamos”  - José de Anchieta


Grêmio e Comissão dos Direitos Humanos no ato cívico.
Imagem 2
A grande festa!
Parabéns para todos nós!
Parabéns para a nossa escola que no dia 22 de agosto completou mais um aninho de existência em excelência! Que cada estudante que passa por nossas portas se sinta inspirado a perseguir seus objetivos, a superar desafios e a abraçar o poder do conhecimento. Para isso dedicamos um dia todos eles para que contemplassem a data. Para isso dedicamos um dia todos eles para que contemplassem a data com a alegria de sempre, “brincando e sendo feliz”.
Imagem 3
Comemorar o aniversário com os amigos, no ambiente escolar, amplia as interações sociais, essenciais para o desenvolvimento das crianças, tornando concreta a compreensão de companheirismo, empatia, autoestima, respeito, bondade, felicidade, entre tantos outros importantes sentimentos.
           
Imagem 5Imagem 6


     
Compartilhar: