Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
EDITAL DE PROFESSOR ESPECIALISTA EM CURRÍCULO – PEC

A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino – Região Jaú, nos termos da Resolução SE-03, de 11-1-2021 e suas alterações combinadas com o disposto nos art. 14, III e art. 75 do Decreto nº 64.187/2019, e a Resolução SE-72, de 13-10-2020, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer, junto a esta Diretoria de Ensino, Função Gratificada de Professor Especialista em Currículo - PEC.

I – Vagas:
01 vaga para PEC - CIÊNCIAS


II – DOS REQUISITOS:

a) Ser titular de cargo ou ser docente com vínculo garantido em lei (estável ou categoria F) sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS;
b) Contar, no mínimo, com 03 anos de experiência docente na rede Estadual de Ensino;
c) Ser portador de licenciatura plena para os componentes curriculares (Ciências Físicas e Biológicas) para atuar como PEC de Ciências.
d) O docente classificado em unidade escolar da circunscrição da Diretoria de Ensino de Jaú terá prioridade na indicação para designação no Posto de Trabalho de Professor Especialista em Currículo. Em caso de indicação de docente desta ou de outra Diretoria de Ensino será exigida a apresentação de Anuência expressa do superior imediato do docente na unidade escolar de origem, previamente ao ato de designação;
e) A designação para atuar como Professor Especialista em Currículo do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino somente poderá ser efetivada quando houver substituto para assumir as aulas da carga horária do docente a ser designado.
f) Estar em efetivo exercício.

III - DAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES ESPECIALISTA EM CURRÍCULO INTEGRANTES DOS NÚCLEOS PEDAGÓGICOS – PEC

As atribuições dos Professor Especialista em Currículo integrantes dos Núcleos Pedagógicos - PEC das Diretorias de Ensino são as estabelecidas no art. 75 e 123, I do Decreto nº 64.187/2019, encontram-se detalhadas nas disposições do artigo 6º da Resolução SE-03/2021 e nas seguintes especificações:
a) realizar ações de formação para os professores visando à implementação do currículo e colaborando na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem;
b) promover orientações técnicas com a finalidade precípua de divulgar e orientar o planejamento, a organização e a correta utilização de materiais didáticos, impressos ou em DVDs, e recursos tecnológicos disponibilizados pela SEDUC e pelo CMSP;
c) analisar os materiais didáticos e paradidáticos, identificando sua relação e pertinência com o Currículo Paulista e seu efetivo uso;
d) atender, com eficiência e eficácia, às demandas peculiares da área/disciplina pela qual é responsável no Núcleo Pedagógico.

IV - DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO:

Para a seleção dos Professor Especialista em Currículo serão observados os seguintes critérios:
1 – A análise do currículo acadêmico e experiência profissional;
2 - Assiduidade do candidato no QM (Ficha 100 de 31/12/2018 a 31/12/2021);
3 – A compatibilização do perfil e da qualificação profissional do candidato com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado, tais como:
  • Organização/Proatividade/ Liderança/Comunicação;
  • Competência e Habilidades para:
    - Mediar às relações interpessoais;
- Promover formação continuada de professores coordenadores e docentes.
- Mostrar-se flexível às mudanças e inovações pedagógicas;
- Ter habilidades relacionadas ao uso das Tecnologias;
- Possuir e ser capaz de desenvolver cotidianamente, competência relacional e atuar para a consecução dos princípios da gestão democrática no coletivo formado pelos PECs;
- Possuir habilidade gerencial e técnica pedagógica e ser capaz de desenvolver ações de implementação e desenvolvimento do Currículo Oficial junto às escolas e aos docentes para melhorar o processo do ensino aprendizagem;
- Possuir habilidade e demonstrar interesse em aprender;
- Ser proativo;
- Possuir habilidades inerentes ao bom atendimento ao público, tanto do ponto de vista técnico, quanto relacional;
  • Conhecimento e Compreensão em relação à:
    - Concepção de Formação Continuada
    - Concepções do Currículo Paulista e BNCC;
- Fundamentos e finalidades das Avaliações Externas (SAEB, SARESP, ADE, AAP, Mapas de sondagens e outras);
- Princípios, diretrizes e características da Recuperação de Aprendizagem;
- Programas e Projetos da SEE.

4 – O cumprimento do papel do Professor Especialista em Currículo do NPE na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola.
5 – A valorização dos certificados de participação em cursos promovidos pela Secretaria da Educação, em especial aqueles que se referem diretamente à área de atuação do Professor Especialista em Currículo.
6 – A disponibilidade de tempo do candidato para cumprir o horário da coordenação, para investir em sua qualificação profissional e atender às atividades de formação continuada propostas pela Diretoria de Ensino e pelos órgãos centrais da Pasta. Ter disponibilidade para atender às convocações dos órgãos centrais, bem como para desenvolver ações em diferentes horários e dias da semana, de acordo com as especificidades do posto de trabalho que exijam deslocamentos e viagens;
7 – Ter conhecimento do disposto no Decreto nº 64.187/2019, especialmente o artigo 75.
8 – A designação para atuar como Professor Especialista em Currículo do Núcleo Pedagógico somente poderá ser concretizado quando houver substituto para assumir as aulas da carga horária do docente a ser designado.
9 – O candidato aprovado no processo de seleção somente iniciará o exercício das funções após a publicação da designação no Diário Oficial do Estado.

V– PROPOSTA DE TRABALHO

A proposta de trabalho deve conter os itens abaixo e contemplar o Currículo Oficial, com:
a) identificação completa do proponente incluindo descrição sucinta de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais;
b) objetivos e descrição sintética das ações que pretende desenvolver;
c) proposta de avaliação e acompanhamento do projeto e as estratégias previstas para garantir o seu monitoramento e execução com eficácia.

Modelo simplificado em: https://seesp-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/dejaunpe_educacao_sp_gov_br/EZ_LPAmnAzpOl7tkAthNKwIBbMTyKVX7ohvx_OoePm1LqQ?e=aPjLBY



VI- ENTREVISTA

As entrevistas poderão ser realizadas por Comissão designada pela Dirigente Regional de Ensino, em dias e horários previamente agendados com os respectivos candidatos, cujas inscrições forem deferidas.

VII- DOCUMENTOS

Os documentos abaixo deverão ser digitalizados frente e verso e encaminhados no formulário de inscrição disponível para este fim:
  1. Ficha de Inscrição – preencher o anexo I (clique aqui), logado com o e-mail oficial (@prof.educacao.sp.gov.br)
  2. Declaração de tempo de serviço fornecida pela escola Sede de Controle de Frequência e datado, carimbado e assinado pela autoridade competente.
  3. Ficha 100 de 31/12/2018 a 31/12/2021;
  4. Diploma do curso de licenciatura plena e Histórico Escolar.;
  5. Certificados dos cursos realizados no período de 2018 a 2021;
  6. Proposta de Trabalho com Justificativa, Objetivos e Descrição sintética das ações que pretende desenvolver; Avaliação e Acompanhamento do Plano de Trabalho e as estratégias previstas para garantir seu monitoramento e execução com eficácia.


VIII– DAS INSCRIÇÕES

Período: a partir de 21/06/2022 até 25/06/2022
https://forms.gle/rxGyYJS2D6hAKM8w7



IX– DISPOSIÇÕES FINAIS
 
  1. O Professor Especialista em Currículo do Núcleo Pedagógico – PEC cumprirá carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, com intervalo de uma hora para almoço.
  2. Os casos omissos serão apreciados e analisados pela Comissão responsável da Diretoria de Ensino.


Jaú, 20 de junho de 2022.


EDITAL DE PROFESSOR ESPECIALISTA EM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS – PEC

'>

     
Compartilhar: