Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
Imagem 1 EE Anchieta - Delícia de Natal
Além dos ingredientes, medidas e modo de preparo, o Livro de Receitas “Delícia de Natal” acabou registrando também uma porção da história afetiva de cada família. Foi a partir do entendimento do valor cultural desses objetos que o Professor de Sociologia Danilo Rozante decidiu usar as receitas tradicionais dos familiares como tema para um novo projeto desafiador “Tradicionais Receitas”. A amostra foi desenvolvida juntamente com os alunos das 2.ªs séries do Ensino Médio com a colaboração da Diretora Marli Antonia Boaretto, da Vice Diretora Clarice Aparecida Gonçalves, da Coordenadora Renata Vanzo Ruiz  e da Professora da Sala de Leitura Silmara Fonseca Martins.
Passados de geração para geração, os cadernos de receitas funcionam como uma valiosa fonte histórica, rica em conteúdos que dificilmente estariam disponíveis em documentos oficiais. Por meio deles, é possível acessar o passado das famílias, descobrindo seus hábitos alimentares, tradições, utensílios da época e muitas outras informações deixadas em anotações de rodapé.
Para coletar o material para a exposição, o projeto foi montado a partir de um processo colaborativo, onde os alunos foram incentivados a contribuir. Dentre as mais diversas receitas recebidas, foram selecionadas algumas para compor o 1.º Livro de Receitas de Natal da Escola  Estadual Anchieta. As famílias participantes receberam cada uma seu exemplar, como forma de agradecimento a participação deste projeto.
A intenção do projeto foi mapear, pesquisar e proporcionar a comunicação de acervos, receitas e práticas de grupos imigrantes e migrantes de nossa Escola e Comunidade. Esperamos que neste Natal suas mesas sejam fartas tanto de lembranças históricas como de pratos deliciosos, muita saúde e amor ao próximo.

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4


     
Compartilhar: