Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
Eestão abertas as inscrições para a 18ª edição do Programa Jovens Embaixadores!!

A Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, entre as quais figura a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, abre pré-cadastro online, até dia 07 de março, para todos os estudantes da etapa do Ensino Médio (entre 15 e 18 anos) que tiverem interesse de participar do processo seletivo. 

Sobre o Programa

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.  
Criado em 2002, o programa tem como alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor
O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Em virtude da pandemia do COVID-19, excepcionalmente em 2021, alteramos a realização do intercâmbio nos EUA para julho. 
Os selecionados viajam para um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano. 
Após a semana em Washington, os participantes viajam para outra cidade (a definir), onde participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança. 
O público alvo do programa são jovens empreendedores que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras – sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.  Assim como muitos estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do século XXI.  A experiência de ser um Jovem Embaixador permite que os horizontes desses alunos se ampliem, ao mesmo tempo em que eles nos auxiliam no estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. 
PRÉ-REQUISITOS 
  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos; 
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º  ano do ensino médio em 2020 – alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2021 não poderão se candidatar; 
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês; 
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; 
  • Jamais ter viajado aos Estados Unidos; 
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; 
  • Ter excelente desempenho escolar; 
  • Ter perfil de liderança e iniciativa; 
  • Ser comunicativo(a); 
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; 
  • Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses. 
IMPORTANTE: TODOS os pré-requisitos listados acima são OBRIGATÓRIOS e devem ser comprovados no formulário de inscrição do candidato. Os pré-requisitos são aplicados de forma indiscriminada a todos os candidatos e, de forma alguma, podem ser flexibilizados, sob pena de prejudicar a credibilidade e o bom andamento do processo seletivo. 

PROCESSO SELETIVO 
O candidato deve, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa Jovens Embaixadores, https://jovensembaixadores.org.br, informar o seu nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”.  
Em seguida, é necessário fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema online do Programa Jovens Embaixadores. O candidato receberá um e-mail no endereço informado para validar e ativar a sua conta e, sempre que quiser acessá-la, deverá informar o endereço de e-mail validado e a senha. 
O processo seletivo propriamente dito consiste em preencher um pré-cadastro (Etapa 1) e, se aprovado, preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos comprobatórios de todos os pré-requisitos (Etapa 2). Toda a documentação carregada no sistema online do Programa Jovens Embaixadores é enviada para as Instituições Parcerias (IPs) e, após análise (Etapa 3), o candidato será ou não aprovado para realizar o exame escrito (Etapa 4) e oral. Se aprovado nesta etapa, ocorre a visita à residência (Etapa 5). Os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores participam da seleção nacional (Etapa 6) para a escolha dos jovens brasileiros que participarão do Programa Jovens Embaixadores e viajarão para os Estados Unidos em julho de 2021. 
PASSO A PASSO DO PROCESSO:  
https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/como-participar-do-programa/ 

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA: https://br.usembassy.gov/wp-content/uploads/sites/32/YA_Presentation_2021.pdf

EDITAL DO PROGRAMA: https://br.usembassy.gov/wp-content/uploads/sites/32/JE-2021-Edital.pdf
NOTA DE ESCLARECIMENTO:  Uma vez que o mundo continua em alerta e com muitas restrições devido à pandemia do COVID-19, caso não seja possível realizarmos o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2021, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual bastante interativo e inovador. 

Para mais informações, acesse o link da plataforma oficial do Programa:
https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/
Programa Jovens Embaixadores - Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
O Programa de Isenção de Vistos (VWP) permite aos cidadãos dos países participantes* viajar para os Estados Unidos sem visto para estadias de até 90 dias, quando atendem a todos os requisitos.
br.usembassy.gov

Imagem 1  



























PCNP LEM Lílian Maróstica Morelli


     
Compartilhar: